quinta-feira, 9 de abril de 2015

Bettie Page



 Betty Mae Page nascida em 22 de Abril de 1923, foi a segunda de seis filhos de Walter Roy Page e a Edna Mae Pirtle.A família vivia em condições financeiras precárias e não se mantinha por muito tempo em um mesmo lugar. Com a queda da bolsa em 1929 a situação piorou. Os pais se divorciaram em 1932. No ano anterior, Walter havia sido preso por alcoolismo e desordem. Edna Pirtle se estabeleceu em dois empregos, enviou Bettie e duas de suas irmãs para um orfanato por um ano. Aos quinze anos de idade, Bettie fora violentada pelo próprio pai, quando este havia voltado a morar com a família. Entre o coro da igreja e o salão de beleza que Edna trabalhava, Bettie ocupava seu tempo com a costura. Ela foi considerada uma estudante excepcional. Mostrou sempre interesse pelo cinema e pela vida de modelo. Coordenou o grupo de arte dramática e se formou bacharel em Artes no Peabody College em 1943.No mesmo ano, casou-se com Billy Neal, seu namorado. Mudaram-se para São Francisco.Em São Francisco obteve seu primeiro trabalho como modelo. Ainda com Neal, viajou para o Taiti, onde lhe foi revelado um mundo exótico, muito explorado pela arte em volta do ícone Bettie Page, as mulheres morenas de sol. Assim como Luz Del Fuego, Bettie passou tomar banhos de sol nua ou mesmo se exercitar. Com cinco anos de casada, divorciou-se de Neal e mudou-se novamente, desta vez para Nova Iorque. Em Coney Island conheceu o policial Jerry Tibbs, por volta de 1950. Tibbs era também fotógrafo amador, ele foi o criador da "pin-up" Bettie. Ele afirmou à época que sua testa era alta demais para usar o cabelo partido ao meio. Bettie, então, eternizou a franja convexa lisa cortando ela mesma.


Bettie investiu também no mundo da moda: criou seus maiôs e biquínis e a tanga clássica de oncinha. Em um de seus trabalhos como modelo, ela foi convidada a trazer todos os biquínis que ela havia projetado para a parte aérea e colocam em cada um. Bettie mais tarde descobriu que o fotógrafo tinha roubado os desenhos a partir das fotos que ele e sua esposa tirou dela e eles tinham fabricado sob o nome de Bettie, vendendo-os como biquínis de Bettie Page. Ela nunca chegou a ver  um centavo nem  tentou processá-los.

Mas apenas os fotógrafos Irving Klaw e Bunny Yeager imortalizariam a pin-up Bettie Page. Ela há muito tempo havia trocado a carreira de secretária pela vida de modelo. Os horários eram independentes, a carga horária menor e o salário maior. Quando resolveu posar para Klaw aceitou o contrato dele, o qual afirmava que o pagamento só seria disponível mediante poses com bondage.

Após a Segunda Guerra Mundial, onde tantos lutaram pela democracia e libertação, muitos estavam esperando, ou esperando um momento de celebração, como os loucos anos vinte a seguir. Mas em vez disso, o que a América conseguiu foi repression- politicamente, socialmente e sexualmente. As pessoas sentiam que tudo o que tem pessoas sexualmente excitadas era uma coisa ruim. Houve uma enorme quantidade de medo que a juventude da América seria envenenado pela delinquência e campanhas controladas pelo governo muito visíveis foram lançados para suprimir a distribuição de material sexualmente explícito. Assim, para Bettie Page, com todo o seu sorriso, liberdade sexual, para sugerir que o sexo era simplesmente uma parte natural da vida normal, foi muito simplesmente revolucionário.


No auge de sua carreira, ela desapareceu na obscuridade.O então presidente do Senado Carey Estes Kefauver, contrário as fotografias de Irving Klaw, pela apologia ao sadomasoquismo, requisitou a própria modelo a depor.
Várias publicações da época como EyefulBeauty Parade ou Wink a procuraram. Em janeiro de 1955 foi capa da Playboy e no mesmo ano recebeu das mãos de Hugh Hefner o título de "A Miss Pin-Up Girl do Mundo". Hefner foi um dos maiores benfeitores de Bettie até o final de sua vida.Page casou-se novamente, com Armand Walterson, e em 1958, desapareceu da vida pública sem uma razão definida. Alguns, culpam o caso Kefauver X Klaw; outros, atribuem o casamento com Walterson. Sabe-se que, após seu casamento com Walterson, Bettie tornou-se numa devotada religiosa.
Ela havia simplesmente desaparecido. Um novo boato seguinte foi construído em torno dela durante a década de 1980, apesar de não estar claro no momento se Bettie ainda estava viva. Certamente, Bettie ela mesma não tinha idéia de que ninguém sequer ainda se lembrava do nome dela. Ela estava morando em uma casa de religiosos, fora de Los Angeles, sem um tostão, enquanto sua imagem icônica estava sendo reproduzida em todo o mundo. No final da década de 1950, ela tinha andado longe de tudo, tornou-se uma cristã devota e sofreu um colapso nervoso. Quando criança, ela havia sido molestada por seu pai e quando ela estava vivendo primeiro sozinho em Nova York como uma jovem mulher, ela sofreu em silêncio na sequência de um estupro coletivo traumatizante. Na década de 1970, após seu terceiro divórcio, ela começou a ouvir vozes e em breve, ela se perdeu. Depois de uma briga com seu senhorio em que ela esfaqueou quase 20 vezes, Bettie foi internada em um asilo para doentes mentais por dez anos, com diagnóstico de esquizofrenia aguda. Se você é somente um admirador de suas fotos de Bettie , vendo os grandes lábios vermelhos sorrindo amplamente, você nunca teria imaginado que ela teve uma vida tão difícil. Não foi até que viu um segmento sobre Entertainment Tonight de seu grupo fora de casa de Los Angeles que Bettie tomou conhecimento do ressurgimento de sua popularidade, ela só foi ter conhecimento de seu dinheiro nos últimos anos de vida.
Em 1955, Bettie tinha aparecido no centrefold Playboy, mas ela e Hefner nunca haviam se encontrado. Ela finalmente o conheceu em 1993, quando ele a convidou para um jantar na mansão. Hefner percebeu que ela não tinha representação adequada. Tendo emergido da obscuridade, Bettie ainda estava sem dinheiro e não receber quaisquer royalties.

O fundador da revista icônico colocou em contato com o mesmo agente que também representou Marilyn Monroe e James Dean. Em 2011, sua propriedade fez a lista anual da Forbes de celebridades mortas top-ganhando, empatado com os bens de George Harrison e Andy Warhol. Ela nunca teve problemas de dinheiro novamente, Faleceu aos 85 anos, em 11 de dezembro de 2008, de pneumonia, uma semana após sofrer um ataque cardíaco do qual não recobrou a consciência e entrou em coma. Hugh Hefner compareceram ao funeral.











The Notorious Bettie Page  O filme conta um pouco de sua História, vale a pena conferir !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário