terça-feira, 7 de abril de 2015

Grease

                      

Brilhantina, rebeldia e rock’n’roll

                           
Um dos musicais mais apaixonante e bem sucedidos da história do cinema, Grease, ainda tão atual e sendo influência para outros tantos filmes adolescentes.É um musical inspirado em um livro de Bronte Woodard, passado na Califórnia no final da década de 50 e começo da década de 60
 Criado a partir do musical de Jim Jacobs e Warren Casey de 1971, o filme estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John conta a história de um casal de estudantes que se conhece durante as férias e se apaixonam
Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John) se conhecem nas férias de verão e é amor à primeira vista. A separação é inevitável com o fim das férias, mas para a surpresa de ambos eles descobrem, no primeiro dia de aula, que estudam na mesma sala. Sandy é toda certinha, e Danny precisa manter sua fama de valentão. O que torna esse amor um pouco complicado.












A história se passa no fim dos anos 70, onde a moda 80’s já era sensação entre os adolescentes da época.  O figurino do filme é dividido entre as “Pink Ladies” e os “T-birds”, grupo de Sandy (Newton-John) e Danny (Travolta), tendo as jaquetas de couro como peça principal do figurino.
O figurinista do filme é  de Albert Wolsky, que assinou figurinos de filmes como A escolha de Sofia,  Noiva em fuga e Across the universe.  No filme, ele usa o figurino como ponto alto da transformação dos personagens principais, enquanto Sandy deixa o figurino menininha de saia rodada e rabo-de-cavalo para calça e jaqueta de couro, Danny deixa sua jaqueta de couro e topete de lado para usar blazer e camisa.


A trama de Danny Zuko e Sandy Olsson, mais do que um romance colegial, representa a transformação da juventude obediente do sonho americano na juventude transviada de James Dean – quer uma metáfora melhor para isso do que a metamorfose da personagem de Olivia Newton-John, de vestidos rodados e rabos-de-cavalo com laços a femme fatale de roupa colada, permanente no cabelo e cigarro na boca.
Este foi o filme que consolidou o sucesso de John Travolta, que desde o ano anterior bebia o doce néctar a fama com “Nos Embalos de Sábado à Noite”. Isso foi na época em que Travolta ainda tinha cabelo e Olivia Newton-John não cantava a música de duplo sentido “Let’s Get Physical”. Eram tempos mais simples, e o filme faz referência a uma época ainda mais distante, Há até o baile saudoso e muito dançante!

“Grease” foi a terceira maior bilheteria dos anos 70, perdendo apenas para “Star Wars” e “Tubarão”. Multicolorido, animado, despretensioso: sem querer dar lição de moral ou provar alguma coisa, “Grease” conquistou uma geração graças à mais velha fórmula de sucesso dos musicais de Hollywood. o que importa é tirar por algumas horas o espectador do seu mundo. O orçamento de Grease foi de 6 milhões de  dólares, com arrecadação mundial de 394 milhões de dólares, sendo, até hoje, o filme musical de maior arrecadação de bilheteria dos Estados Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário