segunda-feira, 6 de abril de 2015

*** Sailor Jerry ***

Norman Keith Collins (1911 – 1973), ou simplesmente “Sailor Jerry”, um grande ícone no mundo das Tatuagens, particularmente é o estilo de tatuagem que mais amo, vamos saber mais da vida desse grande Mestre!!!. Sailor Jerry saiu de casa de seus pais ainda adolescente para viajar pelo país de carona. Ele não estava sozinho. Naquela época, um número considerável de americanos, jovens e velhos, ignoraram o chamado sonho americano e escolheram um tipo diferente de existência. Alguns foram motivados por dificuldades e necessidades. Mas para Collins e outros como ele, o grande lance era a liberdade. Eles viajaram em trens de carga, aceitaram trabalho temporário e acamparam ao longo do caminho. Foi quando Collins começou a aprender seu ofício, trabalhando primitivamente apenas com tinta preta e agulha, criando desenhos à mão livre, a tatuagem era uma expressão que pertencia a uma contracultura americana emergente. Era uma forma de não se seguir cegamente o mainstream – de escolher viver fora das linhas.Thomas ‘Tatts’ Gib, foi quem lhe ensinou a usar uma máquina de tatuagem. Para praticar ele pagava vagabundos com vinho barato ou alguns centavos para que servissem como cobaia.
Aos  19 anos se alistou como voluntário na marinha, viajando para Ásia, onde conheceu a arte japonesa, influenciando diretamente em seu trabalho. Criando um elo entre o estilo ocidental e oriental. A Marinha dos Estados Unidos era um lugar onde um jovem que estava cruzando o país em trens de carga poderia dar um gás nas aventuras da vida e cruzar oceanos de graça. Foi durante o tempo da Marinha que Sailor Jerry desenvolveu o amor pelos navios.
Ele permaneceu um marinheiro por toda a sua vida, a partir daí, mesmo durante a sua carreira como tatuador, ele trabalhou como um licenciado capitão de uma grande escuna de três mastros, em que ele conduziu passeios das ilhas havaianas. Este era o lugar onde Norman Keith Collins,construiu seu legado como Sailor Jerry. Foram esses soldados e marinheiros que eternizaram suas conquistas e medos, dores e delícias em seus corpos, através das mãos de Jerry.


Ele ampliou a gama de cores disponíveis, desenvolvendo seus próprios pigmentos. Criou formações de agulhas que causavam muito menos trauma para a pele e foi um dos primeiros a utilizar agulhas descartáveis e a utilizar autoclave para esterilização. A sua atenção aos detalhes era tão precisa que a representação dos aparelhos náutico em suas tatuagens, eram absolutamente perfeitas.
Em suas tatuagens Sailor Jerry deixou como sua marca registrada os símbolos : Garrafas de bebidas, cobras, gatos selvagens, o infame macaco “Aloha”, águias, falcões e outras aves de rapina, cabeças de motor e pistões, estrelas náuticas, facas, pistolas e outras armas, dados, âncoras e pin ups. A tatuagem era apenas uma parte de sua vida. Ele continuou a perseguir seus interesses marítimos como capitão, teve seu próprio programa de rádio chamado Ironsides na velha KRTG. Ele aprendeu sozinho a ser um eletricista, que o ajudou a inovar suas máquinas de tatuagem. E tocava saxofone em sua própria banda de jazz.
Um dia antes de Sailor Jerry morrer, ele escreveu uma carta ao amigo e companheiro tatuador, Paul Roger, ele pediu que após a sua morte, sua loja fosse passada aos seus protegidos, Don Ed Hardy e Mike Malone e se caso nenhum dos dois tomasse o seu lugar, Jerry deixou instruções que era a loja fosse queimada. Malone tomou posse da loja e ele tatuou lá por quase 25 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário